GARANTIA DOS PENUS FIRESTONE

Clique abaixo para saber mais sobre a Garantia Firestone para os pneus.

 

Pneus passeio, caminhonete e veículos de carga

 

Sobre a validade dos pneus

Como qualquer produto manufaturado, o pneu também tem uma vida útil. Com o tempo e a ação dos agentes climáticos (pressão, temperatura, umidade etc.) seus componentes gradualmente perdem suas características mecânicas e físico-químicas originais. Entretanto, também como no caso de qualquer outro produto manufaturado, é praticamente impossível precisar sua data máxima de validade. Daí por que reputamos ser uma boa prática levar o pneu para análise de um técnico especializado em pneus após 5 anos da data de sua produção, e pelo menos uma vez por ano depois disso, além de evitar o uso de pneus após 10 anos de sua produção.

Mesmo após 10 anos de sua produção, os pneus podem aparentar estar em bom estado e com pouco desgaste, mas sua estrutura pode estar comprometida. É o caso de pneus estepe que nunca foram usados e que são colocados para rodar depois de muitos anos; embora nunca tenham rodado na estrada, foram submetidos à ação do tempo e da temperatura, os quais podem alterar suas características originais.

Além disso, se os fabricantes de pneus estabelecessem um prazo de validade definido, isso poderia dar ao usuário uma falsa sensação de segurança ao usar pneus que ainda não tenham atingido esse prazo, independentemente de suas condições de uso, sua manutenção, seu armazenamento etc. Daí a importância de se fazer a inspeção periódica dos pneus, calibrá-los corretamente uma vez por semana e realizar o alinhamento, balanceamento e rodízio periodicamente.

Com isso estamos garantindo uma vida mais longa aos produtos, economizando combustível e evitando trocas prematuras.